As 5 competências chaves da inteligência emocional

As 5 competências chaves da inteligência emocional

20/03/2020 - 17:20

Assim que as pessoas descobrem a importância e a influencia que o comportamento sentimental tem em todos os aspectos da vida, elas procuram desenvolver métodos para manter o controle e evitar arrependimentos e frustrações. Essa capacidade de controlar as emoções é entendida como inteligência emocional e para alcança-la você precisa entender e desenvolver suas principais chaves para que possam ser aplicadas diariamente e melhorar seus resultados de atos impulsivos. Com todas essas performances suas tomadas de decisões irão progredir visivelmente e seu comportamento irá mudar da água para o vinho, possibilitando assim novas oportunidades e até mesmo novos negócios.

Acompanhe as 5 chaves da inteligência emocional:

1 – Autoconhecimento emotivo

Antes de tudo você deve se conhecer e conhecer suas próprias emoções. Com esses conhecimentos você pode fazer uma analise de seus atos em relação aos impulsos. Pode por exemplo observar como são suas atitudes imediatas em resposta aos estímulos.

Vale ressaltar que o controle emocional é um processo gradativo, onde varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem uma personalidade e pensamentos diferentes.

Para entender melhor seu comportamento faça uma lista com seus sentimentos e ações em situações distintas e reflita sobre cada uma delas.

2 – Controle emocional

Todos nós passamos por momentos difíceis e estressantes na vida, ou já passamos por uma crise de ansiedade por algum motivo. Para estar na direção certa é preciso aprender a lidar com as emoções e controlá-las conforme cada situação. Isso fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.

Evite pensar de imediato em um resultado negativo. Todas as situações têm o lado bom e o ruim, tente enxergar sempre o lado positivo das coisas e lembre-se que tudo possui diversas saídas, basta procurá-las.

Quando estiver sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma. Se distraia com alguma atividade prazerosa e canalize a ansiedade.

3 – Automotivação

Seja positivo e confiante sempre! Projete seus resultados e verá que tudo é possível, desde que você acredite e corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente e sem passar por cima do outro, pelo contrário, ajude o próximo a crescer junto com você e estará cercado de boas conexões.

Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos, um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas.

Ao saber utilizar adequadamente suas emoções você chegará aos seus objetivos e esse hábito se tornará um aliado.

4 – Empatia

Pratique a empatia e prenda a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e compreender seus comportamentos. Essa atitude nos torna mais sensíveis e abertos. Pode nos abrir portas e até futuros relacionamentos.

5 – Bom relacionamento interpessoal

Outro ponto primordial para o sucesso é saber se relacionar, ter boas companhias e boas referências para compartilhar e agregar valores. Deve-se criar um ambiente positivo, contagiando e incentivando todos ao seu redor, para que atraiam sempre pessoas de boas energias em seu campo vibratório.

 

 

  • Beatriz Martins Loche
    Engenheira
    Engenheira de Petróleo e Gás, MBA em Gerenciamento de Projetos, estudando Segurança do Trabalho.