O papel dos engenheiros junto a sustentabilidade visando a melhoria do desenvolvimento ambiental

15/09/2020 - 15:46
A sustentabilidade  pode ser definida como ações com interferências humanas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras, utilização ordenada de matérias primas e equilíbrio e utilização de fontes de energia sustentáveis e renováveis.
Visando a melhoria  e desenvolvimento ambiental os cursos de engenharia podem contribuir de forma positiva como a Engenharia de Produção gerencia da maneira correta, efetiva e eficiente os aspectos de produção, a fim de desenvolver melhorias contínuas nos processos produtivos abrangendo produtos e serviços. Engenheiros civis podem trabalhar de forma a utilizar mais materiais sustentáveis e construções que minimizem ao máximo o impacto ambiental do projeto final. A Engenharia Ambiental tem como diferencial para as outras engenharias a responsabilidade e o papel de planejar, coordenar e administrar projetos relacionados ao meio ambiente, visando todos os aspectos que contemplem tanto a natureza como a população. 
Os engenheiros há muito reconhecem e trabalham nessa área, e as restrições à sustentabilidade são um dos maiores dilemas no trabalho desse profissional. Eles são responsáveis ​​por desenvolver e aplicar métodos específicos para resolver problemáticas e estão sempre criando formas inovadoras de coexistir com o meio ambiente..
Para alcançar a sustentabilidade, a conversão de valor é o mais importante, ou seja, é necessário um modo diferente de produção e consumo, visto que toda sociedade é dependente de sistemas naturais. Para otimizar o modelo de vida social e gerar desenvolvimento não é preciso destruir o meio ambiente. Utilizar avanços gerenciais, institucionais, de pesquisa e tecnológicos para renovar, agregar e implementar conceitos de desenvolvimento sustentável em todo o mundo, visto que as complicações ambientais atingiram escala global, como a destruição da camada de ozônio e as mudanças climáticas.

Você precisa estar cadastrado para enviar comentários.
Clique aqui e cadastre-se.